Guia completo de como financiar um imóvel 2023
Afinal, como financiar um imóvel? Essa é sua dúvida. Para muitos brasileiros, ter uma casa ou apartamento próprio representa ter segurança, patrimônio e a realização de um sonho.
Nesse sentido, houve um montante de financiamentos imobiliários R$ 255 bilhões, somente no ano de 2021, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP).
E como sabemos que a maioria das pessoas sonha com a casa própria, neste post iremos abordar mais deste assunto. Você verá as facilidades, regras, bem como as vantagens para financiar um imóvel. Acompanhe!
O que é o financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é considerado um empréstimo voltado para a aquisição de uma casa ou apartamento, que pode ser imóvel novo ou usado.
A pessoa que não tem o valor total para pagar à vista, recorre a uma instituição financeira ou com a própria imobiliária ou construtora para conseguir esse crédito.
O candidato à aquisição do imóvel, geralmente, dá uma entrada e paga o restante em parcelas que são acrescidas de juros e correção monetária.
Esse financiamento se feito com as taxas menores do mercado pode ter um prazo longo para quitar, de até 35 anos.
Como você vai ver neste post, existem praticamente três tipos de modalidades de financiamento imobiliário, todos eles com suas características ou requisitos a serem atendidos para que se consiga o financiamento.
Acompanhe e aprenda mais!
Como conseguir financiar um imóvel?
Uma dica essencial para conseguir um financiamento é fazer um Cadastro Positivo, que é oferecido pelo Serasa, SPC e outros órgãos de proteção ao nome.
Esse cadastro positivo junta informações a respeito da capacidade de uma pessoa honrar seus compromissos financeiros, como empréstimos ou mesmo sobre pagamentos como conta de luz etc.
Fazer esse cadastro ajuda nas chances de aprovação do seu financiamento imobiliário. Ter o Cadastro Positivo ajuda também a conseguir juros menores.
Documentos necessários para financiar um imóvel:
- Ter 18 anos ou mais;
- Mostrar ter rendimentos suficientes para honrar com os pagamentos;
- Ter o CPF regularizado e sem débitos;
- Apresentar RG e carteira de trabalho se você for um empregado;
- Certidão forense estadual e federal (para ver se existe processos civis e criminais em nome da pessoa);
- Apresentar a declaração do Imposto de Renda, bem como o documento de seu estado civil, como certidão de casamento ou nascimento.
Veja, a seguir, alguns bancos mais procurados para financiar uma casa própria.
Melhores bancos para financiar imóveis em 2023
Como sabemos, a Caixa Econômica é um dos bancos mais procurados na hora de financiar uma casa própria, embora não existe essa opção somente.
Dentre outros bancos para financiar imóveis em 2023, estão:
- Banco Inter;
- Itaú Unibanco;
- Banco do Brasil;
- Santander;
- Banco Safra;
- XP.
O ideal é que você procure a instituição que ofereça mais vantagens. O recomendado é que você opte por pagar parcelas cabíveis no seu orçamento mensal.
O que levar em consideração na hora de financiar um imóvel?
É preciso considerar na hora de financiar um imóvel alguns fatores, que você vai ver.
Isso depende basicamente sua situação financeira e do tipo de imóvel pretendido. Vamos compreender alguns fatores:
Entrada
Quanto maior for a entrada melhor, pois os juros que vão incidir sobre o restante devedor e são cobrados em cima desse saldo.
É difícil conseguir financiar 100% de um imóvel. Então, você pode dar 30% de entrada e financiar o restante.
Tipos de financiamento de imóveis no Brasil:
Existem basicamente 3 tipos de financiamentos imobiliário que prevalecem no Brasil, que são:
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
O Sistema financeiro de habitação, SFH, é o tipo mais comum. Essa modalidade foi criada pelo governo federal em 1964, com o intuito de reduzir o déficit habitacional no país.
Dentre as regras do Sistema Financeiro de Habitação, estão:
- Valor máximo do imóvel R$ 1,5 milhão.
- É permitido financiar até 80% do valor do imóvel;
- Há como comprometer sua renda mensal em até 30%;
- O imóvel deve estar registrado no Cartório de Registro de Imóveis;
- Imóvel deve estar localizado onde o interessado mora ou trabalha;
- Pode usar seu saldo de FGTS, desde que não tenha feito isso nos últimos 3 anos seja para financiamento ou construção imobiliária;
- Não existe limite para os juros;
- O prazo para quitar o financiamento é de 35 anos.
Portanto, é preciso atender a esses requisitos para pleitear um imóvel financiado por meio desse sistema.
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
Esse tipo de financiamento foi criado em 1997, veio para facilitar quem pretende financiar um imóvel, mas não atende às características do SFH.
Essa modalidade é usada mais para financiar imóveis de alto padrão ou para quem busca realizar investimentos no segmento.
Dentre as características do Sistema Financeiro Imobiliário, estão:
- Não há limite para o valor do imóvel;
- Há como financiar até 90% do valor do imóvel;
- Não há limite de renda comprometida;
- Não permite usar O FGTS;
- Não existe limite para os juros;
- Prazo para quitar de 35 anos;
- Pode acessar pessoas físicas e jurídicas.
Financiamento com a construtora
Nesse caso, você pode obter o financiamento com a construtora ou incorporadora. E todas elas têm suas regras próprias.
Isso é muito comum para financiar uma casa ou apartamento que está na planta. Assim, a construtora faz a entrega das chaves assim que o cliente tenha pago de 30 a 40% do valor total.
Desse modo, o restante do valor do imóvel pode ser financiado ao optar por uma das modalidades que falamos acima. Para isso, é preciso buscar um banco que faça o financiamento do restante.
Qual o prazo para liberar o financiamento imobiliário?
Quanto ao prazo para liberar o financiamento imobiliário, saiba que é cerca de 40 dias, em média.
Por isso, pesquise sobre o imóvel pretendido e veja também sobre algumas instituições financeiras ou bancos que oferecem as melhores condições, tempo de liberação e taxas.
Se você já tem um bom relacionamento com seu banco, fica mais fácil conseguir esse financiamento, já que se conhece seu perfil de cliente.
E uma dica para quem trabalha como autônomo, é regularizar sua situação, abrindo uma empresa como MEI, Microempreendedor Individual.
Assim, fica mais fácil conseguir financiar sua casa ou apartamento, já que o banco vislumbra mais oportunidades de receber as parcelas em dia do contratante.
6 Dicas na hora de financiar um imóvel
Algumas dicas para financiar um imóvel vão te orientar melhor no sentido de que você tome sua melhor decisão. Isso porque toda decisão reflete no seu futuro. Veja nossas dicas:
- Escolha uma local ou cidade que valorize ou tende a valorizar no futuro;
- Veja se a estrutura e divisão do imóvel atende suas necessidades e de sua família;
- Se o local é perto de seu trabalho, escolas, faculdades e opções de comércio, serviços e lazer. Isso para facilitar o acesso à essas alternativas;
- Veja se o imóvel precisa de algumas reformas ou readequações e se você está disposto a fazer isso;
- Olhe a segurança do bairro, bem como do prédio, se for o caso. Isso porque a segurança é algo que não devemos deixar em segundo plano;
- Se as parcelas não comprometem muito sua renda mensal, geralmente, as pessoas deixam em torno de 30% da renda para destinar para as parcelas do imóvel.
Financiar um imóvel no Rio de Janeiro: uma excelente opção!
Você já pensou em financiar imóvel no Rio de Janeiro? Saiba que é uma excelente alternativa.
Isso porque você pode colocar esse imóvel para alugar e ter um bom retorno financeiro com essa locação. Ou pode financiar para fins de moradia.
Mas seja qual for seu objetivo, investir em imóveis no Rio de Janeiro é uma excelente decisão.
As construtoras, inclusive, estão facilitando a aquisição de imóveis de alto padrão. Para ilustrar melhor, essa matéria da Isto é Dinheiro mostra que as construtoras estão facilitando a aquisição de imóveis, devido a uma queda nas vendas, ou seja, devido à redução do poder de compra.
Olha que as construtoras estão apelando para estratégias atrativas para atrair mais interessados. E você pode dar uma entrada de 30% e financiar o restante, ou seja, pagar parcelado.
Por isso, você que procura financiar um imóvel de alto padrão está há hora, devido as facilidades que estão sendo oferecidas.
Dentre alguns bairros nobres que você pode buscar por imóveis de alto padrão para investir no Rio de Janeiro, estão:
- Ipanema;
- Leblon;
- Copacabana;
- São Conrado;
- Lagoa;
- Botafogo.
Por fim, você viu neste post como financiar um apartamento ou casa. Viu ainda alguns sistemas que permitem esse financiamento imobiliário e suas características.
Agora, você tem todas essas dicas para conseguir seu financiamento e conquistar realizar o sonho de ter um imóvel próprio. Olha que você pode escolher investir em imóveis no Rio de Janeiro, uma excelente escolha.
Fique aqui no site e acesse mais conteúdos como este de hoje, combinado? Deixe abaixo sua dúvida, queremos ouvir você!
Aproveite e compartilhe esse post?